Nesse momento de pandemia em que vivemos estamos usando mais ainda a internet, pois não podemos sair de casa. Porém os estelionatários criam golpes a cada dia que passa, um que vem chamando a atenção nos últimos meses é do boleto falso.
.
O boleto bancário é a segunda forma de pagamento mais usada no Brasil, só perde para o cartão de crédito. Em sua maioria, as empresas recebem um boleto de cobrança através dos Correios, e-mails, WhatsApp ou acessa o documento através de um site na Internet.
.
Normalmente efetuam o pagamento, e só descobrem o golpe após receber “mensagem de boleto atrasado”. O golpista altera a linha numérica e o código de barras, o restante do boleto é idêntico ao real.
.
Além disso, a grande maioria das fraudes podem ser identificadas com checagem das informações, algumas verificações no próprio boleto recebido podem ajudar a detectar a fraude.
.
Sempre fique atendo a cedente e sacado quando da digitação do código de barras, veja se realmente está pagando para a empresa certa; verifique eventuais erros ortográficos, na dúvida contate o banco.
.
Para evitar essas fraudes nos boletos, sempre mantenha antivírus atualizado; utilize firewalls; e mantenha o backup atualizado e fora da empresa.
Commentaires