No golpe que estão sendo aplicados em sites como da OLX, o estelionatário copia um anúncio de veículo, com todas as informações idênticas ao anúncio original, alterando o telefone e colocando seu próprio número.
.
O golpe acontece quando a vítima liga para o anúncio falso, e o estelionatário que se passa pelo dono do veículo, conta uma história dizendo que está viajando, mas que irá enviar um parente ou um amigo para mostrar o carro, pedindo para não comentar valores do negócio com o suposto parente.
.
Na sequência, o estelionatário entra em contato com o real dono do carro, se faz passar por comprador e igualmente diz que está viajando e que irá enviar um amigo ou parente.
.
Feito isso, no dia combinado, comparecem o vendedor real do anúncio (que a vítima pensa ser um amigo ou parente do vendedor) e o comprador (que o real vendedor pensa ser um amigo ou parente do comprador).
.
O estelionatário trata o valor com o comprador, dando descontos enormes, após, envia uma conta para pagamento do negócio. Ao mesmo tempo, liga para o dono do veículo se passando pelo comprador e combina com ele de se encontrarem no cartório, pedindo ao vendedor a conta para depósito.
.
No dia combinado, as partes se encontram, a vítima transfere o valor para a conta do estelionatário e pede para o comprador conferir que o dinheiro já foi depositado. O dinheiro, nunca aparece em sua conta. Após um tempo de espera, acabam por descobrir que a conta depositada não era do vendedor.
.
A conta em que fora depositada não é do estelionatário e sim de um “laranja”. São pessoas que são convencidas a “emprestarem a conta”, as vezes até recebem por isso.
.
Se você é comprador, antes de realizar a transferência do valor, confira se o titular da conta corrente é o mesmo que consta como proprietário do veículo, desconfie de valores muito abaixo da tabela Fipe.
.
Se você é o vendedor, antes de entregar o veículo, confira se a conta em que o valor fora depositado é a sua. Confira se o valor realmente já entrou ou se há uma previsão de depósito.
.
E nunca, em hipótese alguma, “empreste sua conta” para alguém, você pode estar participando de um crime e responder por isso.
Comments