O Facebook, que é a empresa dona do WhatsApp, foi condenado a pagar R$ 44 mil de danos materiais a um casal de irmãos que foi vítima do "golpe do perfil falso no WhatsApp".
Através do golpe a mãe dos autores, que é idosa, recebeu mensagens de um número desconhecido que tinha a foto do filho no perfil. O contato pedia dinheiro e a idosa almejando ajudar o filho, fez uma transferência.
No entanto o golpista entrou em contato novamente solicitando mais dinheiro, e a mãe, já sem recursos, pediu para que a filha ajudasse e assim ela fez, transferindo mais dinheiro para o contato.
No terceiro pedido, a filha da mulher ficou desconfiada e entrou em contato com o irmão, que confirmou que não era ele que enviava as mensagens.
Infelizmente os familiares perceberam o golpe tarde demais, eles já haviam transferido R$ 44 mil para o golpista e para tentar recuperar o dinheiro, os filhos da idosa entraram na Justiça com um processo de danos materiais contra o Facebook.
A juíza entendeu que a empresa permitiu que golpistas tivessem acesso a dados de usuários e "não tomou nenhuma medida para impedir os prejuízos" concluiu então que a empresa "responde pelos danos causados aos consumidores” e terá de pagar indenização por danos materiais a eles.
Fique atento aos golpes pelas redes sociais, antes de fazer uma transferência confirme se é realmente para pessoa que você pretende pagar!
E se você conhece alguém que já passou por isso envie esse post para ele(a) e compartilhe conhecimento!
Opmerkingen