top of page

NOTÍCIAS

ARTIGOS

Artigos
Buscar
Foto do escritor

CONTA DE LUZ MAIS BARATA!

Famílias inscritas no CadÚnico que se enquadrarem nos critérios da Tarifa Social de Energia Elétrica terão desconto automático na conta de luz.

.

Foi sancionada a lei que simplifica a inclusão de famílias no cadastro da Tarifa Social de Energia Elétrica. De acordo com o texto, Poder Executivo, concessionárias, permissionárias e distribuidoras devem atualizar os dados de consumidores registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e inscrever automaticamente as famílias que se enquadrem nos critérios definidos pelo programa. A Lei 14.203, de 2021, foi publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União.

.

A Tarifa Social de Energia Elétrica foi criada pela Lei 10.438, de 2002. De acordo com o texto, consumidores enquadrados na Subclasse Residencial Baixa Renda têm direito a descontos na conta de luz. O abatimento varia de 10% a 65%, de acordo com a taxa de consumo verificada.

.

A lei anterior já previa que famílias registradas no CadÚnico fossem informadas sobre o direito à tarifa social. A novidade agora é que a inscrição no programa e o desconto na tarifa de energia ocorrem de forma automática. A mudança entra em vigor em 120 dias.

.

Os critérios para ter direito ao desconto estão descritos no art. 2º da Lei 12.212/2010.

.

Compartilhe esse post com um amigo que poderá se beneficiar dessa lei!



1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page